Como restaurar um trecho de ferrovia antigo que foi desativado?

É um projeto que requer cooperação e coordenação entre as partes envolvidas.

Para chegar a um consenso e fazer a restauração acontecer, precisamos seguir alguns passos para termos sucesso:

1 – IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS:
Renir representantes da Tremtur (Rio do Sul), da ABPF (Apiúna) e de outras partes interessadas, como governos municipais (Apiúna, Lontras e Rio do Sul), estaduais e federais, para discutir o projeto.
2 – DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS:
Estabelecer claramente os objetivos da restauração da ferrovia, como a finalidade da linha (transporte de passageiros, turismo, etc.) e os benefícios esperados para a comunidade e a região.
3 – AVALIAÇÃO DE RECURSOS:
Determinar os recursos necessários para a restauração, incluindo financiamento, mão de obra, equipamentos e materiais. Cada associação, empresa, ou organização governamental pode contribuir com seus recursos disponíveis.
4 – LEVANTAMENTO DA PROPRIEDADE DA TRILHA:
Investigar a documentação legal relacionada à propriedade da trilha. Isso pode envolver entrar em contato com o governo estadual, federal, prefeituras de Apiúna e Lontras, ou órgãos responsáveis pela infraestrutura ferroviária.
5 – NEGOCIAÇÃO E ACORDOS:
Facilitar a negociação entre a Tremtur, a ABPF e as autoridades responsáveis pela propriedade da trilha. Criar um canal de comunicação entre as partes (talvez um grupo no WhatsApp). Determinar como a propriedade da trilha será transferida ou compartilhada de maneira adequada e legal.
6 – ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE RESTAURAÇÃO:
Desenvolver um plano detalhado de restauração que inclua cronogramas de manutenção, orçamento, responsabilidades e metas específicas de conclusão das obras de restauro. Certifique-se de considerar os aspectos técnicos, ambientais, de segurança e manutenção da ferrovia.
7 – MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS:
Buscar financiamento de patrocinadores privados, doações, subsídios e voluntários, para financiar a restauração.
8 – COMUNICAÇÃO COM A COMUNIDADE:
Manter a comunidade informada sobre o progresso do projeto e os benefícios que ele trará. Isso pode ajudar a obter apoio local e legitimação do movimento.
9 – RESOLUÇÃO DE CONFLITOS:
Se surgirem conflitos ou desacordos durante o processo, devemos buscar soluções de maneira colaborativa e com base em compromissos para manter o projeto no caminho certo.
10 – IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO:
Executar o plano de restauração de acordo com o cronograma estabelecido. Após a conclusão, estabeleça um plano de manutenção contínua para garantir a segurança e a operação sustentável da ferrovia.
11 – PORTAL ONLINE PARA COESÃO DA COMUNIDADE
Utilizar o site efsc.com.br como ponto de encontro e transparência para o projeto de restauração da ferrovia é uma ótima ideia.
Ter um espaço online onde todas as partes interessadas possam compartilhar informações, atualizações e recursos é uma maneira eficaz de unir esforços e manter todos informados.
A inclusão das logos da Tremtur, ABPF, prefeituras e governos na página inicial é uma maneira visual de representar a colaboração e o comprometimento de todas as partes com o projeto.
O blog para postar artigos sobre a história da antiga estrada de ferro é uma excelente ideia, pois ajuda a destacar a importância histórica do projeto e a envolver a comunidade local, educando as pessoas sobre a relevância do patrimônio ferroviário.
O site inclui informações claras sobre os objetivos, progresso e próximos passos do projeto, bem como detalhes de contato para que as pessoas possam se envolver e apoiar ativamente a restauração da ferrovia.
Lembre-se de que a colaboração e a transparência são essenciais ao longo de todo o processo. A participação ativa de todas as partes interessadas é fundamental para alcançar um consenso e garantir o sucesso da restauração da ferrovia.
A transparência e a comunicação aberta desempenham um papel fundamental na obtenção de apoio e na garantia de que o projeto avance de maneira eficiente e bem-sucedida.
Boa sorte para nós com a restauração da ferrovia e com a divulgação desse valioso patrimônio histórico!

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