Como restaurar um trecho de ferrovia antigo que foi desativado?
É um projeto que requer cooperação e coordenação entre as partes envolvidas. Para chegar a um consenso e fazer a restauração acontecer, precisamos seguir alguns passos para termos sucesso: 1 – IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES INTERESSADAS:Renir representantes da Tremtur (Rio do Sul), da ABPF (Apiúna) e de outras partes interessadas, como governos municipais (Apiúna, Lontras e […]
Documentário – Trilhos da Memória – EFSC
Ponte Ferroviária Aldo Pereira de Andrade e o Túnel – área central de Blumenau – atualmente faz parte da estrutura rodoviária de Blumenau. Em 13 de março de 1971, foi retirada a ferrovia da paisagem do Vale do Itajaí. A ferrovia permaneceu na paisagem do vale por aproximadamente 60 anos. Também levou aproximadamente 60 anos, para ser inaugurado seu primeiro trecho (1909) após a […]
Ponte 16 – Ponte da Estrada de Ferro Santa Catarina -EFSC – Lontras SC
Ponte 16 – Lontras. Em 21 de agosto de 2021, conhecemos uma trilha que está sendo recuperada através de iniciativas de grupos das cidades de Rio do Sul e Lontras, que é o acesso ao antigo leito ferroviário existente. Nós antes de iniciarmos o trajeto, estivemos na estação de Matador – localizada em Rio do Sul onde há alguns anos vem sendo feito um trabalho de […]
Primeira Estação Ferroviária de Blumenau foi demolida e deu lugar a edificação da Prefeitura Municipal de Blumenau
Primeira Estação ferroviária EFSC – Blumenau. Lontras – Subida – Durante nossa pesquisa.Hoje o trecho está recuperado para passeios de Maria Fumaça. – Foto: Ivan Schultze Nosso primeiro contato com a história da ferrovia Estrada de Ferro Santa Catarina – conhecida EFSC – aconteceu durante a graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo – FURB, no ano de 1995, quando desenvolvíamos pesquisas na área de Urbanismo e de Arquitetura, simultaneamente. O […]
Um passeio no Trem da EFSC – Estrada de Ferro Santa Catarina
Ou ainda, passeio no Trem Histórico Cultural da EFSC. A Região do Vale do Itajaí foi fundado por (Clicar sobre) Hermann Otto Blumenau. Sr. Blumenau, quando assentou a Colônia e definiu sua centralidade nas proximidades do último trecho navegável do Rio Itajaí Açu, trouxe consigo na bagagem, a intenção de construir uma ferrovia. A ferrovia complementaria o transporte fluvial entre a sede […]
Memória Ferroviária – Resgate do Trecho Ferroviário de Apiúna SC – ABPF
No retorno da pesquisa in loco, dentro do território da grande Colônia Blumenau, mais especificamente na cidade fundada pelo pioneiro Gottlieb Reit, passamos por Apiúna acompanhando o leito de grande Rio Itajaí Açu, acessibilidade para muitos no século XIX e início do século XX, mesmo com a presença do trem da EFSC. Em Apiúna, próxima à estação mais movimentada, de acordo com os relatos de quem viajou de […]